Projeto de Lei propõe permanência de estagiário de educação física nas academias populares de Oriximiná

A proposta foi apresentada pelo vereador Mauro Wanzeller-MDB na sessão ordinária desta terça-feira (1º)

#Saúde POR COMUNICAÇÃO 01 DE NOVEMBRO DE 2022

O vereador Mauro Wanzeller (MDB), apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (1º), o projeto de lei 058, que dispõe sobre a permanência de estagiários de educação física nas dependências das academias populares no município de Oriximiná.

Na justificativa o autor destacou que as academias populares são frequentadas por muitos cidadãos e que a maioria não possuem condições de pagar uma academia particular, e acabam fazendo seus exercícios sem acompanhamento profissional, o que pode ser um risco para a saúde. Dessa forma os estagiários estarão atuando diretamente para que a população tenha uma boa saúde.

Para o vereador o projeto vai beneficiar também os estudantes de educação física, pois precisam de estágio para concluir o ensino superior, além de contribuir na formação de mais professores para o município.

O vereador lembrou ainda que o município gasta muito recurso para atender a população nos postos de saúde, porém não disponibiliza nenhum meio de prevenção de doenças, e que com essa iniciativa deve diminuir o gasto no tratamento, pois o esporte ajuda a ter uma boa qualidade de vida.

O autor propôs que além do estagiário de educação física, poderia disponibilizar um profissional nutricionista para acompanhar os frequentadores, ajudando para que tenham uma dieta mais saudável e também fazer exame prévio, uma avaliação com médico funcional, inteiramente gratuito, para que as pessoas não corram risco de fazer exercício sem poder.

Após lido no plenário, o PL foi encaminhado para tramitar nas comissões permanentes da câmara.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ