Alunos do colégio Aprovados visitam a Câmara Municipal de Oriximiná

Os estudantes tiveram a chance de conhecer o plenário, onde ocorrem as sessões e debates, e entender como são tomadas as decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos.

#Educação POR COMUNICAÇÃO 26 DE SETEMBRO DE 2023

Na manhã desta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Oriximiná recebeu um grupo de alunos do Colégio Aprovados com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma oportunidade única de conhecer e compreender o funcionamento da Casa Legislativa.

Durante a visita, os alunos puderam vivenciar de perto o ambiente democrático e participativo da Câmara Municipal. Foram recebidos por vereadores e servidores, que os guiaram em um tour pelas instalações, apresentando as diferentes áreas e setores que compõem a Casa Legislativa. A Professora Gisele Santana enfatizou que essa experiência prática é parte da disciplina de Sociologia em explorar os temas de Estado, Política e Poder, incentivando os alunos a entenderem a operação integral da Câmara Municipal.

Os estudantes tiveram a chance de conhecer o plenário, onde ocorrem as sessões e debates, e entender como são tomadas as decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos de Oriximiná. Além disso, puderam explorar a sala das comissões, onde são discutidos projetos de lei e realizadas análises mais aprofundadas das questões legislativas.

Thiago Passos, aluno do 2º ano do Ensino Médio, destacou a visita como algo de grande relevância, pois contribui significativamente para a ampliação do conhecimento dos jovens. Ele afirmou: 'Desde cedo, estamos nos capacitando para uma futura participação política e para um melhor entendimento do funcionamento da Câmara"

A aluna do 1º ano do Ensino Médio, Ana Beatriz Mota, enfatizou a importância da participação dos jovens como cidadãos. "Temos nossos direitos e deveres, e é muito gratificante estar aqui, pois isso fortalecerá nosso conhecimento. Além disso, como cidadãos, podemos dialogar e compartilhar nossas ideias para que, no futuro, sejam benéficas para todos", disse a aluna.

Durante a visita, os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com os vereadores, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas sobre o processo legislativo e o papel dos representantes do povo. Essa troca de conhecimentos e experiências foi enriquecedora tanto para os estudantes quanto para os vereadores, fortalecendo os laços entre a comunidade e seus representantes.

O presidente da Câmara, Vereador Marcelo Andrade-PSDB, expressou seu entusiasmo em receber os jovens estudantes e compartilhar seu conhecimento com eles. "É fundamental que os jovens compreendam como a democracia local funciona, e esta visita é uma maneira incrível de alcançar esse objetivo", disse ele.

A Câmara Municipal de Oriximiná tem como missão promover a transparência e a participação cidadã, e essa visita dos alunos do Colégio Aprovados é um exemplo concreto desse compromisso. Ao proporcionar aos jovens a oportunidade de entender o funcionamento da Casa Legislativa, a Câmara Municipal contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados, que compreendem a importância da participação ativa na vida política e social de sua cidade.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO - CMO